sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

São Paulo da Garoa, São Paulo Terra Boa! (opa, pera!)

Eu sempre fui apaixonada por São Paulo. Era daquele tipo que ficava com raiva quando alguém criticava minha cidade, igual mãe de filho rebelde sabe, a gente pode criticar, mas os outros não!
Pois bem, neste momento estou muito chateada por viver aqui. Essa cidade está abandonada! E não, não vou entrar no mérito da política, porque não é esse o caso. Até porque a Cidade é governada por um partido e o Estado por outro, mas a verdade é que ninguém está fazendo bem para nós.
Vivemos uma situação de piada: não tem água para beber, mas tem água suja de enchente de sobra entrando nas casas e carros das pessoas. Não temos energia, vira e mexe são 24, 48 ou até mais horas sem luz, basta chover que o bicho pega.  E a violência, bem, a violência está completamente fora de controle.

O lance dá água todo mundo sabe que não houve um planejamento correto, que esse tipo de situação de represas quase secas deveria ter sido evitado lá atrás, mas já que chegamos a esse ponto, essa situação pede uma resolução com urgência. Tenho abosluta certeza que temos dinheiro e gente competente para tomar providências, pois não dá pra depender apenas da bondade de São Pedro né? Mas o que vemos são promessas, promessas, e as torneiras permanecem secas. (Aqui em casa, dia sim, dia não, falta água!)

As enchentes ocorrem todo santo ano e ninguém faz nada. As chuvas fortes ocorrem normalmente de janeiro a março, ou seja, todos os anos temos ao menos 9 meses para tentar resolver essa questão mas tudo permanece sempre igual. Para quem nunca vivenciou esse tipo de tragédia não sabe o que é ver as águas podres de um rio invadindo sua casa, estragando seus bens, que você trabalhou muito para conseguir e, nos piores casos, levando embora a vida dos seus entes queridos. É simplesmente horrível. Não sei o que é Piscinão, mas se ele ajuda a resolver o problema, por que não construímos mais dele? Novamente digo: temos dinheiro e gente muito inteligente por aí para descobrir a melhor forma de resolver o problema, o que falta é boa vontade.
Essa semana, novamente, tive que lidar com alagamento aqui na minha rua, que só não é um problema ainda maior, porque nós temos comportas nas portas de casa que impedem a entrada da água (até certo ponto né, porque se o rio subir demais mesmo, pode invadir a casa sim), uma medida que nós tomamos e não o governo. E até março é esse drama diário, de ficar olhando pro céu e rezando para que a chuva não seja tão forte a ponto de transbordar o rio. Um desespero que ninguém merece.
Segue abaixo as fotos só para ilustrar o que estou dizendo. E tem um vídeo aqui.

Primeiro a Avenida que fica na esquina de casa e segundo a frente da minha casa.

E a violência está realmente saindo do controle. Não sou alienada para pensar que a violência é uma exclusividade nossa, mas é que aqui está demais. Os bandidos nem precisam mais usar armas, porque o medo é tanto que basta a pessoa falar: “passa o celular” que você vai pasando rapidinho, sem pensar duas vezes, afinal quem vai querer pagar pra ver se o bandido tem ou não uma arma? Não conheço ninguém que nunca tenha sido assaltado em São Paulo. Eu era essa pessoa até que entrei pra estatísitica no final do ano!

E enquanto todos esses problemas, e outros mais que não dá pra citar senão levaria horas, estão acontecendo no nosso dia a dia, somos obrigados a encarar notícias na TV sobre a troca das sacolinhas do supermercado, ou a ciclovia que não para de ser feita na cidade, porque, aparentemente, essas sim são providências necessárias a vida dos cidadãos paulistanos!!! For God Sakes!

Só sei que nesse momento meu maior sonho é ganhar um dinheirão e me mudar daqui. Me mudar dessa cidade que sempre amei mas que agora só faz me decepcionar. 
Quem sabe um dia alguém realmente olhe por São Paulo e faça com que a nossa cidade volte a ser um lugar onde possamos viver com um pouco de paz. Ainda tenho fé!

6 comentários:

  1. Liliquinha,

    Que terrível essa situação! Aqui no ES, no final de 2013, precisamos lidar com enchentes terríveis também. Pavorosas mesmo! E a mídia nacional nem tchum, mal mencionava-nos. É complicado, a gente mal conta com verba do governo federal pra ajudar nessa questão. Graças ao bom Deus, o final de 2014 e começo de 2015 foi e tem sido de muito sol e muuuuuuito (MUITO mesmo) calor, que é melhor do que gente morrendo e ficando sem casa por conta das chuvas. Fiquei muito triste quando tive que ir ajudar a levar coisas pros desabrigados, partiu meu coração.
    Quanto à violência, aqui é a mesma coisa também. E parece que a prioridade dos governantes nunca é arrumar isso. Parece que tão rindo da nossa cara. Revoltante. Mal saio com o celular quando ando pelo bairro, evito ao máximo, tamanho o pavor.

    Tomara que você consiga se mudar logo daí! Estarei na torcida, já que isso significará sua felicidade!

    Beijos! Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Lilica. Eu também amo amo amo SP, mas ultimamente dá um aperto no coração, né? Pela água, pela violência. Meu bairro já foi eleito o mais seguro da cidade, com porcentagem de 0,1% de homicidios. Mas, nos últimos meses, 3 pessoas foram baleadas/mortas por causa de assalto etc. É foda. Não sei o que dizer. Só sei que sentir medo o tempo todo é horrível. Espero que as coisas melhorem pra nós. Um beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Lilica, situação péssima mesmo. Queria dizer que vai melhorar logo, mas infelizmente não é o caso, né? Eu sei bem como é horrível e frustrante ver todo esse descaso e sentir que não tem nada que a gente possa fazer. No fim, só sobra isso mesmo: pegar nossas coisinhas e procurar um lugar melhor. Espero que dê tudo certo pra você.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lilica, fico muito mal com essa fase ruim que São Paulo está vivendo. Eu sempre fui apaixonada por essa cidade, passei várias férias da minha vida aí e sempre voltava pra casa chorando inconsolável, jurando pra mim mesma que um dia eu iria morar em São Paulo. Só que, nas últimas duas ou três vezes que estive aí, São Paulo só me cansou, sabe? E eu odiei isso. Odiei ter me chateado tanto por conta da cidade, achei péssimo ir embora dando graças a Deus porque estava saindo daí. É uma das cidades mais legais e incríveis que já fui, com tanto potencial, que só me resta torcer com muita força para que esse monte de coisas despencando sirva de alerta de verdade de que as coisas precisam mudar. E logo.
    Se cuida, minha querida!
    beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Ai, Lilica, pior coisa. ):
    Espero realmente que os governantes olhem por essa cidade, que afinal é uma das mais importantes do Brasil. E também é o lar de tanta gente que eu curto, como você.

    Vamos cruzar nossos dedinhos!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Legal que eu escrevi um monte de coisa e tudo foi parar no limbo do blogger. Momentos. Vamos lá de novo.

    Eu não conheço São Paulo, mas quando era mais nova sonhada MUITO em morar aí. Era um lugar que considerava pacas porque me deu muitos amigos e novos horizontes que até então eu não via em Brasília. Por isso, quando vejo essas coisas acontecendo por aí, meu coração se parte. O dia que você mandou as fotos da sua casa, eu fiquei chocada e terrivelmente desesperada, porque por mais que eu nunca tenha vivido isso, consigo imaginar. Espero muito que as coisas se resolvam e fiquem bem logo.

    beijo <3

    ResponderExcluir

Fale a vontade!